sábado, 30 de maio de 2009

OS FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO

COLEÇÃO INDISPONÍVEL NO MOMENTO

O que os filósofos têm a dizer aos educadores? Muito. A começar por ajudar na compreensão dos papéis do professor e no desenvolvimento dos alunos, os limites e as potências de sua atuação, além do que fazer para melhorar suas práticas educacionais e pedagógicas.Esta coleção traz um dos filósofos e educadores mas reconhecidos do Brasil, Antônio Joaquim Severino, doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Educação da USP, falando das inestimáveis contribuições à Educação de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Platão, Kant, Nietzsche e Gramsci.
DVD 01 - SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES* Educação e o processo do homem rumo à perfeição* A busca do sentido em nossas ações* Sócrates e a defesa do conhecimento* A instauração da pedagogia filosófica e da filosofia pedagógica* Entendimento, moral e virtude* Platão: o Mundo das Idéias* Aristóteles: a natureza humana e a educação como atualização da potência* O pensamento metafísico se desdobrando na Idade Média.
DVD 02 - KANT* Comparação entre o projeto iluminista da Modernidade e filosofias anteriores. O conhecimento não atinge as essências, mas apenas os fenômenos* Uma nova e surpreendente teoria do conhecimento* A ciência e a moral na escola* As condições e a emancipação do sujeito.
DVD 03 - NIETZSCHE* Razão e sensibilidade: o dionisíaco contra o apolíneo* Uma filosofia construida a marteladas* A crítica à cultura decadente do mundo ocidental* Questionando a ciência, a filosofia, a religião e a moral ocidentais* Propondo a constituição de um homem superior* A educação em busca da liberdade do espírito.
DVD 04 - GRAMSCI* O lugar da filosofia na existência dos homens e como todos os homens são filósofos* A capacidade de sairmos do senso comum para chegarmos ao bom senso* O novo papel da ideologia e como esta é pensada como cimento da sociedade* A educação, a ideologia e a contra-ideologia* A educação como força de transformação* Consciência teórica e vida real* Atividade teórica e atividade prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário