quinta-feira, 28 de maio de 2009

SER OU NÃO SER ? EDUCAÇÃO

Um programa de sete episódios voltado a analisar a educação, com a apresentação da filósofa Viviane Mosé. A série propõe uma análise do sistema de ensino no país, que prioriza o acúmulo de conteúdos e não estimula a capacidade reflexiva e crítica dos estudantes. O programa também traz depoimentos de educadores e pensadores do tema, como o senador Cristovam Buarque.
O objetivo da série é tratar da educação, não a partir de uma falta - a falta de estrutura, a falta de vagas, a deficiente formação dos professores -, mas da presença maciça de um modelo pedagógico fragmentado, centrado no ensino e não na aprendizagem, no acúmulo de conteúdos e não no desenvolvimento da capacidade reflexiva e crítica dos estudantes. Ao mesmo tempo, nos ocupamos em apontar as características de uma educação contemporânea, marcada especialmente pelas mudanças trazidas pela tecnologia, pela exaustão social e ambiental. O que é educar hoje? É do que buscamos tratar. Em cada episódio, ao lado da crítica ao modelo dominante, apresentamos uma experiência afirmativa, presente em nossa rede pública de ensino. Durante todos os episódios, fragmentos das entrevistas dos educadores: Rubem Alves, Moacir Gadotti, José Pacheco, Rui Canário (Lisboa), Antônio Carlos Gomes da Costa, Celso Antunes, Pedro Demo. Além do Senador Cristovam Buarque e da Secretária de ensino médio e fundamental do MEC Maria Pilar.
No primeiro episódio de estréia, que marca as comemorações pelo Dia do Professor, a questão da fragmentação do ensino: até que ponto nossas escolas, através do ensino a partir de recortes descontextualizados de matemática, português, geografia, etc., não estão "montando pessoas", em analogia com um verdadeiro sistema industrial?
DVD COM TODA A SÉRIE Á VENDA


Um comentário: